Dois meses depois da tomada de posse, a equipa administrativa do Novo Banco está já de saída.
A notícia é avançada pelo Expresso que garante que o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, está já à procura daqueles que serão os substitutos do presidente Vítor Bento, do vice-presidente José Honório e do administrador financeiro João Moreira Rato.
Segundo a mesma fonte, foram vários os episódios que contribuíram para esta saída prematura.
Primeiro, a divisão do Banco Espírito Santo em dois bancos, depois, a constante alteração do prazo do mandato da equipa e ainda a falta de informação sobre o que verdadeiramente se passava no BES. O Expresso explica que Vítor Bento contava com algum capital no banco que agora é mau e ainda contava poder recorrer à linha de recapitalização, o que não veio a acontecer.
As mais recentes pressões públicas e políticas para que o Novo Banco seja vendido o mais rapidamente possível também terão contribuído para o crescente mau-estar dentro da equipa administrativa.
Assim, e porque o Banco de Portugal e a equipa de Vítor Bento têm visões diferentes para aquele que será o futuro do Novo Banco, a administração decidiu colocar um ponto final na sua colaboração com o banco ‘bom’.