Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Possibilidade de mais deduções para IRS agrada a proprietários

O presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), António Frias Marques, manifestou-se hoje satisfeito com as propostas da comissão da reforma do IRS, mas colocou dúvidas sobre a possibilidade de manter a receita fiscal ao serem aumentadas as deduções.

Possibilidade de mais deduções para IRS agrada a proprietários
Notícias ao Minuto

12:43 - 11/09/14 por Lusa

Economia ANP

Após uma reunião com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, o dirigente da ANP saudou as possibilidades de os senhorios poderem vir a deduzir, em sede de IRS, as comissões pagas a imobiliárias e a advogados, sobre as despesas de certificação energética e o imposto selo.

"Consideramos que é positivo", resumiu António Frias Marques à agência Lusa, lembrando que atualmente as casas são quase todas arrendadas através de um mediador e há habitualmente uma comissão de um mês que não é dedutível, ou seja, "o senhorio paga, fica sem o dinheiro e ainda paga imposto".

Atualmente também não se pode apresentar a conta dos honorários dos advogados com os processos de despejo, assim como dos certificados energéticos, que podem custar aos proprietários entre 300 ou 400 euros, acrescentou.

"Não conseguimos ver lá muito bem como é que aumentando as deduções, se vai manter a receita", comentou, porém Frias Marques.

O presidente da ANP referiu ainda a "satisfação" da simplificação na entrega global da declaração do IRS e que os senhorios que optarem por englobar rendimentos não precisarem de apresentar os depósitos bancários.

No ano passado, os senhorios podiam optar pela tributação autónoma de 28% ou pelo englobamento de rendimentos, que incluía os depósitos a prazo, o que provocou "um problema social muito grave" devido a pequenos proprietários terem faturas muito superiores às habituais, segundo Frias Marques.

Nesta reforma do IRS, a ANP gostaria de ver contemplado um "apoio ao arrendamento jovem", com os senhorios que alugassem casas a pessoas entre os 18 e os 35 anos "tivessem um benefício no imposto" e que fossem devolvidas as "verbas excessivas" cobradas no ano passado devido ao novo modelo de tributação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório