Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Novo Banco vai ser vendido por inteiro e tem vários interessados

Existem três bancos espanhóis, um inglês, um brasileiro e vários fundos financeiros interessados no Novo Banco, adiantou Luís Marques Mendes este sábado na SIC. O comentador revelou ainda que a instituição será vendida por inteiro em concurso público.

Novo Banco vai ser vendido por inteiro e tem vários interessados
Notícias ao Minuto

21:44 - 06/09/14 por Anabela de Sousa Dantas

Economia Marques Mendes

Luís Marques Mendes revelou este sábado, em comentário no Jornal da Noite da SIC, alguns pormenores relativos à venda do Novo Banco.

De acordo com o o ex-presidente do PSD, o BNP Paribas, assessor financeiro contratado pelo Banco de Portugal (BdP) para vender o Novo Banco, está em pleno processo de exploração de interessados na instituição dirigida por Vítor Bento.

“O Paribas já começou a identificar potenciais interessados como, por exemplo, três bancos espanhóis, um inglês, um brasileiro e vários fundos financeiros”, adiantou o comentador, acrescentado que “na próxima semana, já está marcada uma reunião entre o BdP e o Paribas para definir a cronologia das operações”.

Marques Mendes esclareceu que a venda é a grande prioridade neste momento e que deve ser efetuado no máximo de seis meses, “não em bolsa, mas numa espécie de concurso público”.

“Vai ser vendido o banco todo em conjunto, em bloco, e não separando os ativos”, afirmou, sublinhando que este facto beneficia “o interesse público”.

O social-democrata comentou ainda a investigação ao Banco Espírito Santo (BES), alertando que “já passou um mês depois do fim do BES” e ainda não foram produzidos resultados.

Sobre a comissão parlamentar de inquérito que será viabilizada por todos os partidos e que deverá arrancar em outubro, Marques Mendes sustenta que “não deve durar mais de quatro meses”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório