Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Processo de alienação do Novo Banco dá os primeiros passos

O BNP Paribas, assessor financeiro do Banco de Portugal no processo de venda do Novo Banco, já começou a sondar interessados em adquirir a entidade chefiada por Vítor Bento, escreve esta quinta-feira o Jornal de Negócios.

Processo de alienação do Novo Banco dá os primeiros passos
Notícias ao Minuto

07:39 - 04/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia BNP Paribas

O assessor do Banco de Portugal no processo de alienação do Novo Banco, já terá começado a sondar o mercado em busca de interessados na venda do banco resultante da cisão do BES em duas entidades.

Nesta fase, escreve o Negócios, estão apenas a ser estabelecidos contatos preliminares com bancos e fundos de investimento, para que se verifique quais as entidades que se poderão posicionar no topo da lista de interessados quando, formalmente, se der início aos procedimentos para vender o banco liderado por Vítor Bento.

Até aqui foram contactados bancos e fundos de investimento internacionais, com base europeia ou norte-americana, mas não são descartadas outras opções quanto a quaisquer possíveis interessados.

Este é o primeiro passo num processo que deverá estender-se por vários meses. Na próxima fase, explica o Jornal de Negócios, deverá ser aberto um leilão competitivo, cabendo aos interessados a apresentação de propostas de compra.

O banco francês está encarregue de conduzir o processo com vista à “criação de uma estrutura acionista estável e comprometida com o desenvolvimento do Novo Banco”, esclareceu o Banco de Portugal a 21 de agosto, em nota enviada às redações, sendo que a operação de venda será sempre articulada com a administração encabeçada por Vítor Bento.

A expetativa é de que parte significativa, se não o todo, do valor injetado no banco, que ascendeu a 4,9 mil milhões de euros, possa ser recuperado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório