Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Duração do apoio ao empreendedorismo é "curto"

O bastonário da Ordem dos Economistas, Rui Leão Martinho, considerou hoje que o anteprojeto de reforma do IRS é, em geral, "bastante positivo", mas deseja que o apoio ao empreendedorismo previsto no documento possa ir mais além.

Duração do apoio ao empreendedorismo é "curto"
Notícias ao Minuto

13:51 - 02/09/14 por Lusa

Economia Leão Martinho

Para o bastonário, o período de incentivo à criação do próprio negócio, de dois anos, "parece ser relativamente curto" e por isso a direção da Ordem dos Economistas irá trabalhar no sentido de melhorar o documento sobre esta matéria.

O economista considera assim que o documento traz "muitas vantagens" ao nível da simplificação administrativa, incentivo ao empreendedorismo e às famílias numerosas.

"O que é preciso é que seja aprovado e posto em condições que o país permita para que este agravamento fiscal que se tem tido possa ser a pouco e pouco, e de maneira consistente, diminuído e efetivamente o IRS passe a ser um imposto que não sobrecarregue as famílias e as empresas", disse Leão Martinho à saída da reunião com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais no âmbito do processo de consulta pública do anteprojeto da reforma do IRS.

A proposta prevê todos os trabalhadores por conta de outrem que criem um negócio próprio possam beneficiar de uma redução de IRS de 50% no 1.º ano de atividade e de 25% no 2.º ano, esta medida também abrange os desempregados que iniciem uma atividade económica por conta própria.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório