Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Banco Nacional de Angola injeta 1,4 mil milhões em divisas

A venda direta de divisas do Banco Nacional de Angola (BNA) aos bancos comerciais ultrapassou os 2.000 milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) em agosto, segundo dados oficiais compilados hoje pela Lusa.

Banco Nacional de Angola injeta 1,4 mil milhões em divisas
Notícias ao Minuto

12:04 - 01/09/14 por Lusa

Economia Relatório

De acordo com o último relatório do BNA sobre a evolução dos mercados monetário e cambial, o banco central realizou vendas de divisas no montante de 457,9 milhões de dólares na semana entre 25 e 29 de agosto.

Estas vendas foram realizadas a uma taxa de câmbio média de referência do mercado cambial interbancário de 97,732 kwanzas por cada dólar, uma ligeira subida face ao período anterior.

Tendo como base as estatísticas semanais do BNA, as vendas de divisas diretamente pelo banco central ascenderam, nas quatro semanas de agosto, a praticamente 2.068 milhões de dólares (1.574 milhões de euros).

Desde maio último que este aumento no volume de vendas de divisas é justificado pelo BNA com as quebras nas receitas do setor petrolífero e consequências nas restantes operações, como dificuldades dos bancos em satisfazerem pedidos dos clientes para levantamentos em dólares, impondo limitaçõesem alguns casos.

A nova Lei Cambial para o Setor Petrolífero e alterações nas regras de importação de dólares por parte dos bancos são também apontadas como estando na origem das dificuldades.

A venda de divisas aos bancos comerciais angolanos aumentou mais de 63 por cento nos primeiros sete meses do ano, em termos homólogos, atingindo os 19.858 milhões de dólares (15 mil milhões de euros), segundo a mais recente análise do BNA à economia real.

Os bancos comerciais adquiriram em julho divisas no valor de 3.765 milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros) no mercado cambial. Deste total, 2.000 milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) foram vendidos diretamente pelo BNA, refletindo um aumento de 9,3% face ao mês anterior.

Entre janeiro e julho, por comparação com o mesmo período de 2013, os bancos comerciais angolanos compraram mais 7,7 mil milhões de dólares (5,8 mil milhões de euros) em divisas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório