Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Petróleo rende 3,6 mil milhões à Sonangol no primeiro trimestre

A concessionária estatal angolana Sonangol arrecadou 3,6 mil milhões de euros com a exportação de petróleo no primeiro trimestre do ano, segundo dados consolidados da execução orçamental pública a que a Lusa teve hoje acesso.

Petróleo rende 3,6 mil milhões à Sonangol no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto

11:59 - 01/09/14 por Lusa

Economia Notícias

Luanda, 01 set - A concessionária estatal angolana Sonangol arrecadou 3,6 mil milhões de euros com a exportação de petróleo no primeiro trimestre do ano, segundo dados consolidados da execução orçamental pública a que a Lusa teve hoje acesso.

As exportações de petróleo bruto representaram para a concessionária angolana Sonangol, em termos de receita declarada, 4.741 milhões de dólares (3,6 mil milhões de euros), já com a dedução do valor referente à taxa de supervisão, de sete por cento, para fiscalização das operações petrolíferas.

A informação consta da versão final do Relatório de Balanço de Execução do Orçamento Geral do Estado do primeiro trimestre de 2014, aprovada na Assembleia Nacional e publicado em Diário da República de Angola a 29 de agosto.

A concessionária angolana garantiu desta forma mais de metade das receitas totais (7.392 milhões de dólares) com a exportação de petróleo por Angola, no mesmo período.

Ainda no primeiro trimestre do ano, segundo este relatório do Ministério das Finanças, a concessionária angolana foi responsável pela exportação de 47.617.646 barris de petróleo, pouco mais de meio milhão de barris por dia.

Entre janeiro e março, a Sonangol canalizou 1.167 milhões de dólares (888 milhões de euros) para a "aquisição de bens e serviços em nome do Estado". Nomeadamente, lê-se ainda, para obras do Programa Habitacional nacional, Refinaria de Lobito e Zona Económica Especial.

A Sonangol foi também responsável pela amortização de financiamentos concedidos ao Estado, em termos de dívida Externa, com carregamentos de petróleo para o Brasil, Israel e China no valor de 1.201 milhões de dólares (914 milhões de euros), no primeiro trimestre de 2014.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório