Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"Separação do BES pode ser uma grande vigarice"

O advogado Miguel Reis, que integrará a equipa que irá defender os pequenos acionistas do BES, é contundente na análise que faz ao colapso daquela instituição financeira. Em entrevista publicada na edição desta segunda-feira do jornal i, Miguel Reis alerta para ?a grande vigarice? de que a divisão entre banco bom e banco mau poderá revestir-se.

"Separação do BES pode ser uma grande vigarice"
Notícias ao Minuto

08:44 - 01/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Miguel Reis

A separação do BES "envolve várias ficções e uma enorme mentira. Mais do que uma mentira, é provavelmente uma grande vigarice”. As acusações são feitas pelo advogado Miguel Reis, cujo escritório participará no consórcio que está a ser formado para defender judicialmente os pequenos acionistas do BES, que tudo perderam.

Isto porque, sustenta, “é impossível fazer uma cisão em 24 horas”, à imagem do que sucedeu com o banco que era presidido por Ricardo Salgado”.

Em entrevista ao i, o antigo jornalista considera que “é inaceitável que o processo de liquidação do BES seja feito à custa dos que investiram de boa-fé”, realçando que “todo este processo peca por uma enorme falta de transparência e uma grande opacidade”. Ao mesmo tempo, destaca, “é inaceitável que o Novo Banco se tenha apropriado da escrita do BES e de todos os seus dados”.

E, além de imputar os responsáveis diretos pela crise que culminou no desmantelamento do BES, Miguel Reis não isenta o Presidente da República de ‘culpas no cartório’.

“Houve clientes que foram convencidos a investir no BES por causa das declarações de Cavaco”, faz sobressair.

Já no que à estratégia para defender os lesados com a crise do BES diz respeito, Miguel Reis adianta que a mesma passará pelo Tribunal de Justiça Europeu, avançando também que é sua intenção interpor várias queixas-crime coletivas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório