Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Senhorios poderão usufruir de novas vantagens no IRS

A proposta para a reforma do IRS quer que os senhorios possam constituir empresas em nome individual e pagar o IRS de acordo com as regras da categoria B, avança o Jornal de Negócios.

Senhorios poderão usufruir de novas vantagens no IRS
Notícias ao Minuto

07:53 - 01/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Reformas

Se a proposta da comissão para a reforma do IRS vier a ser aceite pelo Governo, os senhorios com vários imóveis no mercado poderão empresarializar a sua atividade e passar a pagar o IRS de acordo com as regras da categoria B, aplicadas aos empresários em nome individual.

Simplificando, e de acordo com o Jornal de Negócios, poderão tornar-se numa espécie de empresários do arrendamento sem que, para tal, tenham que constituir uma sociedade em sede de IRC.

Ao acontecer, os senhorios têm depois duas possibilidades: optar pelo regime simplificado ou dispor de contabilidade organizada. O primeiro caso não é considerado muito vantajoso dado que o rendimento líquido sujeito a IRS só inclui as despesas com a renda, ao passo que no regime de contabilidade todos os custos com os imóveis podem ser deduzidos.

A medida é também vantajosa no sentido em que, ao contrário do que acontece com uma sociedade em sede de IRC, os prédios não saem do ativo patrimonial do contribuinte, não havendo mudanças de personalidade jurídica e poupando-se no IMT.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório