Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Estado paga 60% dos novos empregos

A percentagem de desempregados em Portugal tem descido a olhos vistos e são muitos os que se questionam sobre esta tendência de queda. De acordo com a edição desta semana do Expresso, que cita dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), 60% dos novos empregos são financiados pelo Estado e os estágios profissionais ao abrigo do IEFP são o grande trampolim.

Estado paga 60% dos novos empregos
Notícias ao Minuto

07:07 - 30/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Dados

Se no Orçamento do Estado (OE) a previsão para a taxa de desemprego estava nos 17,7%, no Retificativo apresentado esta semana pouco passava dos 14,2%. O que mudou entretanto? O Estado patrocinou novos empregos, lê-se no Expresso.

De acordo com o semanário, entre março de 2013 e junho deste ano, o número de desempregados abrangidos por medias de inserção no mercado do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) disparou e passou de 48,2 mil para 95,9 mil pessoas.

A grande maioria destes ‘benificiários’ são os estagiários, mas apenas aqueles que realizam um estágio profissional e que recebem um vencimento além do subsídio de alimentação e transporte. Estes estagiários são considerados trabalhadores e entram para a percentagem de empregos em Portugal.

Do total de empregos criados neste período – cerca de 81,4 mil –, 60% são financiados pelo Estado.

De salientar ainda que, atualmente, existem mais de 191 mil pessoas a ações de formação, contudo, estas não contam para a estatística, uma vez que não são pagas e a ação –ao contrário da formação profissional remunerada – não conta como emprego.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório