Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Prejuízo da Parpública aumenta para 96,8 milhões

O prejuízo da holding estatal Parpública aumentou no primeiro semestre para 96,8 milhões de euros, valor que compara com um resultado líquido negativo de 57,3 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje o grupo.

Prejuízo da Parpública aumenta para 96,8 milhões
Notícias ao Minuto

21:16 - 29/08/14 por Lusa

Economia Semestre

"A situação patrimonial e financeira do grupo Parpública mantém-se estável, embora as atividades desenvolvidas pelas empresas integradas no perímetro de consolidação ao longo do semestre tenham conduzido a um resultado líquido negativo e próximo dos 100 milhões de euros, pior portanto do que o registado no primeiro semestre de 2013", refere a Parpública, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"Uma vez descontados os interesses que o grupo não controla, o resultado objeto de consolidação foi negativo no montante de 117,9 milhões de euros, quando em 2013 havia sido de -82,6 milhões de euros", acrescenta.

Os rendimentos e ganhos operacionais recuaram 24,4% para 1,7 milhões de euros e o resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) diminuíram 37,3% para 271,8 mil euros.

O capital próprio das empresas do grupo Parpública representa 22,4% do ativo consolidado, percentagem semelhante à do ano anterior.

Ao nível só da Parpública, o prejuízo foi ligeiramente abaixo do registado no primeiro semestre de 2013, "em que se situou nos 154,9 milhões de euros, e resultou, fundamentalmente, dos juros suportados com o endividamento (105,2 milhões de euros) e com o reforço da provisão constituída para fazer face à variação dos capitais negativos da TAP, num montante aproximado a 84,4 milhões de euros".

Além disso, "foram registados recebimentos de dividendos na ordem dos 74,9 milhões de euros", adianta.

O prejuízo apurado pelas atividades operativas atingiu os 23,8 milhões de euros, "sendo principalmente justificado pelo grupo TAP", adianta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório