Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Atividades ilegais representam 630 milhões de euros

As novas regras do sistema estatístico europeu incluem a contabilização de atividades ilegais e, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o tráfico e a prostituição valeram 630 milhões à riqueza nacional, em 2011, conta a Rádio Renascença.

Atividades ilegais representam 630 milhões de euros
Notícias ao Minuto

20:32 - 29/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Governo

Com a aplicação de novas regras do sistema estatístico europeu a riqueza nacional foi revista. Portugal conseguiu cinco mil milhões de euros em 2011 devido à aplicação das novas regras, apurou a Rádio Renascença.

Estas novas regras incluem a contabilização de atividades ilegais, como o tráfico de droga e a prostituição, que representaram 630 milhões em 2011.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) avaliou a riqueza nacional através do Produto Interno Bruto (PIB) que indica que no ano de 2011 há um aumento de 2,9%, ou seja, quase cinco mil milhões de euros.

Considerando as regras anteriores, o PIB ficava em apenas 171 mil milhões. Este valor dispara para mais de 176 mil pela simples aplicação das novas regras.

Esta nova contabilização passa a atribuir um valor às rendas que os proprietários de casa própria não pagam, em três mil milhões de euros, o que faz a riqueza aumentar 1,8%.

Estas alterações feitas no cálculo do PIB vão estender-se aos anos mais recentes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório