Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Vendas no comércio a retalho com evolução positiva em julho

O índice de vendas no comércio a retalho registou uma variação homóloga positiva de 1,0% em julho, enquanto o emprego, as horas trabalhadas e as remunerações evoluíram 0,2%, -0,5% e 1,2%, respetivamente, divulgou hoje o INE.

Vendas no comércio a retalho com evolução positiva em julho
Notícias ao Minuto

12:33 - 29/08/14 por Lusa

Economia INE

Em junho, a variação homóloga das vendas no comércio a retalho havia sido negativa em 0,5%, sendo que nos índices de emprego, horas trabalhadas ajustadas de efeitos de calendário e remunerações foi de 0,1%, -2,2% e 1,8%, pela mesma ordem.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação do índice de volume de negócios no comércio a retalho foi determinada pelo índice do agrupamento de produtos não alimentares, que passou de uma taxa de variação homóloga de 0,9% em junho para 2,8% em julho.

Já o índice do agrupamento de produtos alimentares apresentou uma variação homóloga de -1,3% (-2,3% em junho).

Face ao mês anterior, o índice de volume de negócios no comércio a retalho, deflacionado, registou um aumento de 2,6% em julho (variação de -1,8% no mês anterior).

Em termos nominais, o índice agregado apresentou uma diminuição homóloga de 2,4% em julho (variação de -2,7% em junho).

No que respeita ao índice de emprego no comércio a retalho, a variação homóloga de 0,2% em julho correspondeu a uma taxa de variação mensal de 1,3% em julho (variação de 1,1% no mesmo mês de 2013).

Quanto ao índice de remunerações no setor, registou um aumento de 1,2% em termos homólogos em julho e uma queda de 1,4% face ao mês anterior (-0,8% em julho de 2013), enquanto o volume de trabalho, avaliado pelo índice de horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, diminuiu 0,5% em julho em termos homólogos e apresentou uma taxa de variação mensal de 1,1% (-0,5% verificada em igual período de 2013).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório