Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Comissão aprova por unanimidade audição de Miguel Horta e Costa

A comissão parlamentar de inquérito à aquisição de equipamento militar aprovou hoje por unanimidade a audição de Miguel Horta e Costa, remetendo para próxima reunião uma decisão sobre o pedido de Henrique Neto para depor.

Comissão aprova por unanimidade audição de Miguel Horta e Costa
Notícias ao Minuto

15:50 - 28/08/14 por Lusa

Economia Inquérito

A audição de Miguel Horta e Costa na comissão de inquérito tinha sido requerida pelos grupos parlamentares do PS e do BE, depois do nome do consultor da Escom, antiga empresa do Grupo Espírito Santos (GES), entretanto comprada pela Sonangol, ter sido referido esta semana durante os depoimentos de responsáveis daquela empresa.

A ESCOM, cuja atividade se centra em Angola, sobretudo no imobiliário e na exploração de diamantes, entre outros ramos, foi consultora do German Submarine Consorcium, ao qual o Estado português adjudicou, em 2004, o concurso para dois navios submergíveis, cujo primeiro viria a ser entregue em 2010, com custos superiores a 800 milhões de euros, mas com contrapartidas previstas, pelo menos, de 100%.

Igualmente por unanimidade, foram aprovadas as audições de Bernardo Carnall, antigo secretário-geral do ministério da Defesa, e do comandante Gil Correia Figueira, representante em Portugal na Man Ferrostaal entre 1983 e 2005.

Na reunião desta manhã da comissão de inquérito, os deputados decidiram também insistir nos pedidos de audição dos advogados Bernardo Ayala e José Miguel Júdice.

Bernardo Ayala, um dos advogados que representou o Estado português no negócio dos submarinos, tinha manifestado a sua disponibilidade para depor na comissão de inquérito, mas a Ordem dos Advogados não autorizou a dispensa da obrigação de sigilo profissional.

José Miguel Júdice, por seu lado, remeteu recentemente uma carta à comissão de inquérito onde informa que não tenciona pedir autorização de dispensa da obrigação de sigilo profissional à Ordem dos Advogados para depor na comissão de inquérito.

"Vamos informá-los que não prescindimos dos seus depoimentos", afirmou o presidente da comissão de inquérito, o deputado do CDS-PP, Telmo Correia.

Os deputados da comissão de inquérito decidiram ainda solicitar esclarecimentos à Ordem dos Advogados sobre os fundamentos da decisão de não autorizar a dispensa da obrigação de sigilo profissional por parte de Bernardo Ayala e enviar um ofício à presidente da Assembleia da República para que o tema das 'recusas' a audições em comissões de inquérito seja abordado na conferência de líderes.

Quanto às audições dos responsáveis do consórcio alemão que vendeu dois submarinos ao Estado português, e perante a carta enviada por um dos seus advogados de que não estavam disponíveis para depor, escusando-se na condição de arguidos e no facto de não residirem em Portugal, os deputados da comissão de inquérito decidiram "conformar-se" com a recusa, admitindo que seria muito complicado 'obrigar' cidadãos estrangeiros a deslocar-se à comissão.

Quanto ao pedido do empresário e antigo deputado socialista Henrique Neto para ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito à aquisição de equipamentos militares, por se ter sentido "insultado" por "declarações imponderadas" aí proferidas pelos ex-ministros Luís Amado e Santos Pereira, só será tomada uma decisão na próxima reunião da comissão.

Há alguns anos, a Ibermoldes foi uma das empresas que se queixou da falta de cumprimento das contrapartidas que decorrem dos contratos com os consórcios que venderam equipamento militar ao Estado português.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório