Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

"Cumprimento da meta do défice evita aumento de impostos"

Maria Luís Albuquerque anunciou ao início da tarde que o Orçamento Retificativo, aprovado na terça-feira em Conselho de Ministros, não contemplará qualquer aumento de impostos, apesar de a ministra das Finanças ter assegurado que será cumprida a meta para o défice deste ano, estabelecida nos 4%. Além deste facto, o Governo reviu ainda a taxa de desemprego em baixa, esperando que no final do ano esta se situe nos 14,2%.

"Cumprimento da meta do défice evita aumento de impostos"
Notícias ao Minuto

12:48 - 28/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Maria Luís Albuquerque

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, em briefing aos jornalistas após o Conselho de Ministros desta quinta-feira, explicou que, apesar de ir cumprir-se a meta estabelecida para o défice, que terá de ficar nos 4% do PIB, o Governo não procederá a qualquer aumento de impostos.

Segundo a responsável pela pasta das Finanças no Governo de coligação, isto só será possível devido ao melhor desempenho em termos de receita fiscal e uma melhoria das perspetivas macroeconómicas.

De acordo com que explicou, quando o Orçamento foi aprovado, em outubro de 2013, a perspetiva era de um crescimento anual de 0,8%, entretanto revisto em alta para 1% do PIB, depois de em abril, com o DEO, se ter apontado para os 1,2%.

Ainda sobre a aprovação da primeira alteração ao Orçamento para 2014, que frisou Albuquerque, apenas se deveu ao chumbo do Tribunal Constitucional, a ministra confirmou que a taxa de desemprego no final do ano deverá ficar abaixo do estimado, situando-se nos 14,2%.

Albuquerque falava a propósito da apresentação do segundo Orçamento Retificativo deste ano, que ficou fechado na passada terça-feira em sede de reunião extraordinária entre os governantes e que hoje à tarde será entregue na Assembleia da República.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório