Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Banco Nacional de Angola prevê novas descidas na taxa de juro

O vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Ricardo de Abreu, admite novas descidas na taxa de juro básica, como aconteceu em julho, tendo em conta a evolução positiva no comportamento da inflação no país.

Banco Nacional de Angola prevê novas descidas na taxa de juro
Notícias ao Minuto

11:58 - 28/08/14 por Lusa

Economia Evolução

"Havendo espaço para que a taxa de juro básica do banco central reduza, iremos fazê-lo. Obviamente que também acabamos por procurar transmitir [essa redução] para os operadores do sistema, no sentido dos juros que eles cobrem para o crédito à economia", disse Ricardo de Abreu em declarações à Agência Lusa.

O banco central angolano decidiu cortar a taxa básica de juro em Angola em meio ponto percentual, fixada desde novembro em 9,25 por cento, com forma de acelerar a economia. A decisão foi tomada na reunião mensal do Comité de Política Monetária do BNA de 28 de julho, e reduziu para 8,75% ao ano a taxa básica de juro.

Nova reunião do comité está agendada para esta sexta-feira, aguardando-se uma decisão sobre a evolução desta taxa.

"Temos sentido que a inflação tem vindo a descer, a variação dos preços na nossa economia tem sido caca vez menor. Por essa razão achamos que o sentido da política monetária deveria na prática conformar com esses dados positivos que a nossa economia vai dando", explicou o vice-governador do BNA.

De acordo com dados da instituição, a taxa de inflação mensal cifrou-se em junho nos 0,57%, "inferior em 0,06 pontos percentuais à do período homólogo de 2013", enquanto a inflação dos últimos doze meses se situou em 6,89%.

A taxa de juro básica, recordou Ricardo de Abreu, "é o instrumento de sinalização do curso da política monetária" utilizado pelo banco central.

"Na prática estamos aqui a tentar fazer um 'trade-off' do benefício que temos tido do comportamento da inflação face ao crédito potencial para o crescimento da nossa economia", rematou o vice-governador.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório