Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Estado gastou o dobro em formação e emprego

Os apoios estatais fornecidos pelo Estado ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para emprego e formação mais do que duplicaram na primeira metade do ano, noticia esta quarta-feira o Jornal de Negócios.

Estado gastou o dobro em formação e emprego
Notícias ao Minuto

08:34 - 28/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia IEFP

O valor dos apoios concedidos pelo Estado ao IEFP para desenvolvimento dos seus programas de emprego e formação profissional mais do que duplicaram nos primeiros seis meses do ano, refere o Jornal de Negócios. Este aumento explica-se sobretudo pelo elevado número de candidaturas aprovadas durante o ano passado.

Até julho, o Estado tinha, segundo o boletim de execução orçamental revelado recentemente, despendido 302,6 milhões de euros em subsídios diretamente dados ao IEFP. Este valor ultrapassa pelo dobro (111,3%) aquele que tinha sido registado no mesmo período de 2013.

Segundo a Direção-Geral do Orçamento, em nota citada pela mesma publicação, a subida destes ‘encargos’ estará diretamente relacionada com o “elevado volume de candidaturas aprovadas em finais de 2013 e implementadas nos primeiros meses de 2014 em face do encerramento do Quadro de Referência Estratégia Nacional de 2007-2013”.

Entre os apoios que mais terão sido requisitados junto do IEFP, escreve a mesma publicação, contar-se-á o programa de estágios comparticipados pelo Estado, que terá tido larga adesão das empresas, que aproveitaram para ‘contratar’ mais de 50 mil trabalhadores.

As candidaturas a este tipo de apoio foram entretanto suspensas, após ordem do Governo, que implementou novas regras em que as percentagens de comparticipação foram reduzidas, fazendo-se também baixar os prazos de vigência do contrato realizado entre a entidade empregadora e o funcionário contratado para nove meses.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório