Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Gigante têxtil relança atividade com três acionistas portugueses

Uma das mais conhecidas fábricas têxteis moçambicanas, a Riopele, vai voltar a funcionar a partir de sexta-feira, décadas após a paralisação, resultado de um investimento de mais de 30 milhões de euros, disse à Lusa um dos responsáveis pelo empreendimento.

Gigante têxtil relança atividade com três acionistas portugueses
Notícias ao Minuto

09:42 - 27/08/14 por Lusa

Economia Moçambique

Segundo Salimo Abdula, presidente da Intelec Holdings, uma sociedade moçambicana que opera em diversos ramos, a reativação da Riopele, localizada no distrito de Marracuene, província de Maputo, sul do país, resulta de um consórcio entre a sua firma e as empresas têxteis portuguesas Mundotêxtil, Mundifios e Crispim Abreu, que adquiriam o património da fábrica moçambicana.

"Queremos ter todo o ciclo industrial fechado e todo o pessoal formado para lidar com esta atividade", disse Abdula, enfatizando que, na primeira fase, do projeto, a Riopele irá dedicar-se à fiação de algodão.

Depois, adiantou o presidente da Intelec Holdings, a Riopele passará à tecelagem e mais tarde à produção de vestuário, para o mercado interno e internacional.

De acordo com Salimo Abdula, o projeto inclui, numa fase posterior, um empreendimento agroindustrial para a produção de algodão que será usado na fábrica têxtil.

A operação que começa na sexta-feira irá empregar 750 pessoas, devendo o número de trabalhadores atingir os sete mil, quando todo o ciclo de atividade definido para a Riopele estiver em pleno, afirmou Abdula.

A inauguração da nova fábrica da Riopele contará com a presença do Presidente moçambicano, Armando Guebuza.

A Riopele, como a maior parte do tecido empresarial moçambicano, ficou paralisada devido aos 16 anos de guerra civil que assolaram Moçambique até à assinatura do Acordo Geral de Paz em 1992.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório