Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

"Mais IVA prejudica recuperação económica"

Confrontado com o possível aumento do IVA de 23% para 24%, João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CPP) defende, ao Diário de Notícias, que a medida vai ?prejudicar o consumo e a recuperação da economia?.

"Mais IVA prejudica recuperação económica"
Notícias ao Minuto

08:43 - 24/08/14 por Notícias ao Minuto

Economia João Vieira Lopes

Para o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CPP) a carga fiscal em Portugal “já é muito grande” pelo que um aumento do IVA “irá prejudicar o consumo e a recuperação da economia”. Além disso, salienta, colocará o país em desvantagem competitiva com a Espanha, onde o IVA é de 21%.

Para João Vieira Lopes o “país deu sinais de recuperação económica” pelo que “tudo o que seja aumentar impostos, tirar poder de compra e subir os preços vai ter efeitos negativos”.

Estes recorda, ainda, o que aconteceu anteriormente com outros aumentos do IVA, em que houve centenas de encerramentos de postos de gasolina e restaurantes, pessoas a deslocarem-se a Espanha para fazer as suas compras e empresas de transporte internacional a abastecerem-se no país vizinho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório