Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Alto Alentejo quer reduzir em 30 por cento o consumo de energia

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) está a desenvolver um projeto para reduzir em 30% o consumo de energia elétrica na iluminação pública dos 15 municípios do distrito de Portalegre, foi hoje divulgado.

Alto Alentejo quer reduzir em 30 por cento o consumo de energia
Notícias ao Minuto

16:20 - 22/08/14 por Lusa

Economia Município

Esta medida, que vai ser posta em prática com a colaboração da Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo), conta com um investimento de 117 mil euros, cofinanciado em 77% (90 mil euros) pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo -- PPEC 2013/2014.

"Vamos instalar armários na iluminação já existente para reduzir o fluxo luminoso durante a noite. Durante o primeiro trimestre de 2015 o projeto será implementado em todos os municípios", disse Tiago Gaio da AREANATejo, em declarações à agência Lusa.

Esta medida passa pela implementação de 15 armários (um por concelho) com regulação do fluxo luminoso, sendo uma iniciativa inserida no projeto Sistemas com Regulação do Fluxo Luminoso na Iluminação Pública (Regul-IP), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

O projeto Regul-IP prevê uma redução anual de "cerca de 225 mil kWh" do consumo de energia elétrica, o que equivale a uma redução anual de "aproximadamente 34 mil euros" na fatura energética dos 15 municípios que compõem o distrito de Portalegre.

A iniciativa, que conta também com a colaboração da EDP Distribuição, tem como objetivo "dar seguimento" às políticas de melhoria da eficiência energética nas instalações de iluminação pública dos municípios.

A CIMAA e a AREANATejo vão ainda desenvolver ações de promoção e divulgação sobre esta iniciativa, estando previsto um plano de comunicação, sensibilização e dinamização, e ainda um 'workshop' para os técnicos municipais.

"Para o final do primeiro trimestre de 2015 vamos desenvolver esta ação", acrescentou Tiago Gaio.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório