Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

O lado desconhecido do 'Novo Bento'

Vítor Bento é uma das figuras públicas mais noticiadas nas últimas semanas. Porém, os mais desatentos poderão ter passado ao lado da carreira do presidente do Novo Banco. Entre altos cargos na SIBS ou no Banco de Portugal, o antigo Conselheiro de Estado de Cavaco Silva gosta de meter ?as mãos na massa? e dedicar os tempos livres a atividades como a jardinagem. Num trabalho publicado esta sexta-feira pelo Diário Económico, traçamos o perfil ?desconhecido? do ?novo Bento?.

O lado desconhecido do 'Novo Bento'
Notícias ao Minuto

09:37 - 22/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Perfil

Foi Vítor Bento que o assumiu em entrevista à SIC: “Não tinha interesse algum. [Aceitei] por dever patriótico”, descreveu o líder do Novo Banco quando comentava o facto de ter sido ‘convidado’ a assumir a liderança do BES após a saída de Ricardo Salgado.

Mas vamos por passos e falemos um pouco da sua personalidade. É conhecido entre os amigos por ser calmo e ter um forte sentido de humor. Os seus hobbies dividem-se entre a bricolage e a jardinagem, não gosta de dar nas vistas, dispensa eventos sociais de grande envergadura, e prefere um lugar sossegado para passar férias, ao invés dos badalados locais da moda.

Hoje, aos 60 anos, é um fervoroso adepto das novas tecnologias, nomeadamente os gadgets da Apple, e para comunicar mais rapidamente não se importa de trocar um “que” por um “k” e de usar aplicações como o WhatsApp. Gosta de escrever, de Fernando Pessoa, especialmente o heterónimo Ricardo Reis e do poema com a frase “põe quanto és no mínimo que fazes” e assume publicamente que o seu golfe “é escrever livros”.

Enquanto personalidade pública e política é das mais consideradas personalidades na área da economia. É, desde 2005, grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique, é ex-conselheiro de Estado, ex-presidente da SIBS, e ocupou cargos relevantes no Banco de Portugal.

Foi convidado, antes de escolhido Vítor Gaspar, para ocupar a pastas das Finanças quando Pedro Passos Coelho chegou ao poder. Declinou o convite. Fundou, na era de Guterres, o IGCP, foi presidente da Unicre e da SEDES.

É licenciado em economia, área onde sempre trabalhou, mas é na filosofia, disciplina em que tem um mestrado, que encontra a sua verdadeira paixão. Já escreveu vários livros, o primeiro, em coautoria com Vítor Gaspar, em 1993.

Nasceu e cresceu no seio de uma família humilde em Estremoz, ocupa hoje a cadeira no que resta do banco que já foi presidido pelo homem que a imprensa apelidou de ‘O dono disto tudo’ e entre os mais leigos é reconhecido por frases que tiveram quase tanto de proféticas como de polémicas, das quais recuperamos três, com base no trabalho do Económico.

“Entrou-se numa embriaguez de consumo e perdeu-se uma ideia fundamental em economia: a de que existe uma restrição orçamental, não só para o orçamento público, mas também para os orçamentos familiares”, afirmou em 2000, em entrevista ao Diário de Notícias. Cinco anos mais tarde, insistia no diagnóstico. “Os portugueses estão a viver muito acima das suas possibilidades”.

Recentemente, ainda este ano, em entrevista ao Diário Económico, deixou um aviso à classe política à qual nunca pertenceu diretamente, mas da qual nunca esteve afastado. “O que me preocupa é aperceber-me que há demasiada gente no mundo político e mediático que não parece perceber o que aconteceu e continua num quadro mental posicionado para repetir as asneiras feitas no passado”, atira.

Agora, num cargo que não procurou, mas que não hesitou em aceitar depois de consultar a família, Vítor Bento já não corre o risco de ver nascer cabelos brancos, como o próprio costuma ‘brincar’, tudo porque uma crise nervosa, em 2008, lhe roubou todo o cabelo no espaço de dias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório