Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Remessas dos trabalhadores estrangeiros em Portugal caem 13%

As remessas dos trabalhadores estrangeiros em Portugal em junho desceram quase 13%, para 41,2 milhões de euros, enquanto as remessas enviadas pelos emigrantes nacionais subiram 3,9% para 241,3 milhões de euros.

Remessas dos trabalhadores estrangeiros em Portugal caem 13%
Notícias ao Minuto

14:15 - 21/08/14 por Lusa

Economia BdP

De acordo com dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal no Boletim Estatístico de agosto, os portugueses em França e na Suíça foram, como habitualmente, os maiores contribuintes, enviando mais de metade do total que Portugal recebeu dos seus cidadãos a trabalhar no estrangeiro (75,6 milhões no caso de França e 58,8 milhões no caso da Suíça).

A maior variação percentual, no entanto, surge no caso dos portugueses a trabalhar no Brasil, que enviaram para Portugal em junho 2,4 milhões de euros, o que representa uma subida de 129% face aos 1,046 milhões que tinham enviado no mesmo mês do ano anterior.

Onde também houve uma variação percentual significativa foi no Reino Unido, de onde os trabalhadores portugueses enviaram 15,7 milhões de euros, um aumento de 34,5% face aos 11,7 milhões enviados em junho de 2013.

Em sentido inverso, a maior variação aconteceu no caso dos alemães a trabalhar em Portugal, que enviaram para a Alemanha 394 mil euros, representando uma subida de 91,2% face aos 206 mil euros enviados em junho do ano passado.

No caso dos brasileiros em Portugal, provavelmente por causa da descida do número de imigrantes, o valor enviado para o seu país de origem baixou 30,8%, passando de 25,6 milhões em junho do ano passado para 17,7 milhões de euros, em junho deste ano.

Os dados do Banco de Portugal relativamente aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) não explicitam o valor enviado em junho, apresentando apenas o total dos primeiros seis meses, à semelhança do que tem acontecido nos últimos meses, o que inviabiliza as comparações.

No primeiro semestre deste ano os portugueses que trabalham nos PALOP enviaram 136,3 milhões de euros para Portugal, enquanto os cidadãos destes países que trabalham em Portugal remeteram 17,4 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório