Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Banco Central do Brasil injeta 8,3 mil milhões de euros na economia

O Banco Central brasileiro anunciou hoje uma alteração nas regras para o depósito compulsório dos bancos, medida que deverá injetar cerca de 25 mil milhões de reais (8,3 mil milhões de euros) na economia.

Banco Central do Brasil injeta 8,3 mil milhões de euros na economia
Notícias ao Minuto

17:25 - 20/08/14 por Lusa

Economia Medidas

Entre as medidas anunciadas hoje está a permissão para que até 60 por cento do recolhimento do depósito compulsório feito pelos bancos sejam realizados com operações de crédito.

Na prática, a permissão significa que os bancos poderão, ao invés de fazer o depósito obrigatório junto ao Banco Central, utilizar esse dinheiro para a contratação de novas operações de crédito ou aquisição de carteiras de crédito de instituições menores.

A medida permitiu ainda que a banca utilize o compulsório para operações de financiamento de veículos.

A instituição anunciou ainda a redução, para 75 por cento, do Fator de Ponderação de Risco (FPR) - índice que calcula o quanto deve ser depositado em uma "conta reserva", que funciona como proteção para eventuais calotes em operações de crédito no varejo.

Esse é o segundo anúncio desse tipo em menos de dois meses. Em julho, o Banco Central brasileiro já havia flexibilizado as regras para o depósito compulsório, prevendo, então, uma injeção de 30 mil milhões de reais (10 mil milhões de euros) na economia.

O depósito compulsório é uma quantia fixa que todos os bancos são obrigados a depositar junto ao Banco Central, como forma de controlar os riscos inerentes à atividade bancária.

Na prática, esse valor é manejado pelo Banco Central como forma de controlar a liquidez da economia, uma vez que a quantidade de moeda em circulação influencia o valor do crédito disponível e das taxas de juros cobradas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório