Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Portugal teve segunda maior quebra homóloga na construção

Portugal registou em junho a segunda maior descida dentro da União Europeia (UE) na produção do setor de construção, face ao mesmo mês de 2013, avança hoje o Eurostat.

Portugal teve segunda maior quebra homóloga na construção
Notícias ao Minuto

14:53 - 20/08/14 por Lusa

Economia Junho

De acordo com os dados disponíveis para 14 dos países da UE, Portugal teve uma quebra de 10,3% em junho, face a junho do ano anterior, apenas superada pelos 13,1% registados na Roménia. Seguiram-se a Eslováquia (-5%) e a Holanda (-3,5%).

Pela positiva, destacaram-se no mesmo período as subidas em alguns países da Europa de Leste, nomeadamente a Eslovénia (28,7%), Hungria (9,8%) e Polónia (8%) e ainda em Espanha (6,8%).

Em termos globais, entre os Estados-membros da UE com dados para junho, deu-se uma descida de 0,5% em termos homólogos, "devida a descidas de 0,2% na construção de edifícios e de 2,7% na construção civil", adianta o gabinete europeu de estatística.

Tendo em atenção apenas a zona euro, a diminuição de 2,3% no mesmo indicador foi provocada por descidas de dois por cento na construção de edifícios e de 3,4% na engenharia civil, indica o organismo europeu.

Ainda na zona euro, verificou-se também um decréscimo em junho face ao mês de maio na produção de construção (0,7%), com quebras mensais na construção de edifícios e na engenharia civil de 0,9% e 0,5%, respetivamente.

Já ao nível da UE, a diminuição de 0,3%, em relação ao mês de maio está ligada a descidas de 0,5% na construção de edifícios e de 0,2% na área de engenharia civil.

Os maiores decréscimos na produção de construção em junho, face ao mês anterior, verificaram-se na Hungria (-7,5%), Espanha (-2,9%), Roménia (-2,6%) e Eslováquia (-2,3%). Portugal regista uma evolução negativa de 1,6%.

Quanto às maiores subidas, destacam-se a Polónia (2,7%) e a Alemanha (1,2%), além da República Checa e do Reino Unido (ambos com 1,1%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório