Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Angeles impõe passagem de todas as contas para Novo Banco

O Grupo Angeles impõe como uma das condições para a concretização da OPA sobre a Espírito Santo Saúde (ESS) a "transmissão definitiva para o Novo Banco" de todas as posições que a empresa e as suas subsidiárias detinham no BES.

Angeles impõe passagem de todas as contas para Novo Banco
Notícias ao Minuto

06:55 - 20/08/14 por Lusa

Economia OPA/ES Saúde

No anúncio preliminar da Oferta Pública de Aquisição (OPA), hoje divulgado, pode ler-se que a "eficácia da oferta ficará subordinada à verificação, até ao termo da mesma", de um conjunto de condições.

Uma das condições é a "transmissão definitiva para o Novo Banco de todas as posições ativas e passivas que a sociedade visada [ESS] e cada uma das suas subsidiárias detinham no Banco Espírito Santo (BES), nomeadamente depósitos em numerário, depósitos bancários imediatamente mobilizáveis e outras aplicações de tesouraria e equivalentes de caixa".

Outra das condições para a concretização da oferta é a aquisição pelo grupo mexicano de "um número de ações representativas de, pelo menos, 50,01% do capital social" da ESS.

A concretização da OPA fica também sujeita à "obtenção de consentimento, ou declaração de não oposição, sem condições, à transmissão, por via indireta, de ações representativas do capital social das subsidiárias" da ESS, por parte de "determinadas empresas de seguros privadas, incluindo as empresas administradoras externas, de sub-sistemas de saúde públicos ou privados e pelo Ministério da Saúde".

Por outro lado, o Grupo Angeles afirma que a decisão de lançamento da oferta fundou-se no pressuposto de que "não existe nem existirá qualquer disposição" para "qualquer acordo" para assumir "qualquer empréstimo ou dívida da ESS, ou de sociedades que com ela se encontrem em relação de domínio ou de grupo que, não sendo imediatamente exigível, se vença ou possa ser declarado imediatamente exigível" ou a capacidade de alguma dessas sociedades de contrair empréstimos ou dívidas seja diminuída ou inibida.

O grupo mexicano recusa ainda que a ESS deixe de poder exercer o seu negócio utilizando a sua denominação atual.

A Angeles lançou hoje uma OPA voluntária sobre o capital da ESS, oferecendo 4,30 euros por cada ação, acima do valor de mercado. Os 4,30 euros oferecidos por cada ação da ESS incorporam um prémio de 9% face ao preço atual dos títulos. Contas feitas, avaliam a empresa em 410,8 milhões de euros, uma valorização de 34,1 milhões tendo em conta o seu valor de mercado.

A ESS é dona, entre outros ativos, do Hospital da Luz, em Lisboa, e gere, em regime de Parceria Público-Privada, o Hospital de Loures.

A ESS é atualmente detida maioritariamente pela Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES).

No final de maio, a ESS anunciou que o seu lucro quase duplicou em termos homólogos no primeiro trimestre do ano, para 4,6 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório