Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Decisão de suspensão revolta ex-gestores do BES

Rui Silveira, António Souto e Joaquim Goes chegaram ao Banco Espírito Santo para trabalhar, em julho, e foram impedidos por cartas de suspensão assinadas pelo governador do Banco de Portugal. De acordo com o Sol, os ex-gestores contestam a ?injustiça? da decisão e prometem resposta ao regulador.

Decisão de suspensão revolta ex-gestores do BES
Notícias ao Minuto

22:01 - 16/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia BdP

O Banco de Portugal (BdP) decidiu pela suspensão imediata dos gestores responsáveis pelos pelouros de auditoria, compliance e gestão de riscos, por não terem detectado actos de gestão lesivos na primeira quinzena de julho.

Estes gestores - Rui Silveira, António Souto e Joaquim Goes - chegaram ao banco de manhã para trabalharem e depararam-se com uma carta do BdP a comunicar-lhes que estavam suspensos, uma decisão que os apanhou completamente de surpresa, de acordo com o noticiado pelo jornal Sol.

Em cartas de renúncia apresentadas posteriormente, depositadas na Conservatória de Registo Comercial, contestam a atuação de Carlos Costa, que consideram “injusta” e “muito grave”, negando qualquer responsabilidade na situação do banco e um deles, António Souto, promete mesmo “responder ao BdP”.

“Esta manhã, ao chegar ao Banco, foi-me entregue a carta do Banco de Portugal [...]. Não me revejo e não aceito os incumprimentos que a dita carta me imputa. Trata-se de um facto consumado e sem fundamento, que me atinge, pessoal e profissionalmente, de uma forma grave e irreversível”, escreveu Rui Silveira, a 31 de julho, citado pela mesma publicação.

O queixoso indica ainda que o BdP “não deixou espaço e condições eficazes para qualquer tipo de contraditório imediato e esclarecedor da minha parte”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório