Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Vou lutar pela honra e dignidade, minha e da minha família"

O Diário Económico conversou com o antigo presidente do BES, que pouco ou nada diz mas promete no momento certo falar sobre o que provocou a crise na instituição que liderou durante décadas e assegura que vai ?lutar pela honra e dignididade? da sua pessoa e família. Citando várias vezes o Papa Francisco, Ricardo Salgado afirma que não vai chorar ?pelo que perdeu? ou "pelos que o abandonaram".

"Vou lutar pela honra e dignidade, minha e da minha família"
Notícias ao Minuto

07:17 - 14/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Ricardo Salgado

Parco nas palavras, tendo em conta que decorre na justiça a investigação a alegadas práticas ilegais envolvendo o Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado diz esta quinta-feira ao Diário Económico que não vai baixar os braços.“Vou lutar pela honra e dignidade, minha e da minha família”, declara, frisando ainda que não chorará “pelo sofrimento” mas “pela felicidade”.

Há cerca de um mês (13 de julho) abandonou a presidência do BES, que liderou durante 22 anos. Pelo caminho, e num curto espaço de tempo, viveu um trubilhão de emoções. Viu a instituição bancária falir, passou de um dos homens mais poderosos de Portugal, respeitado e prestigiado no setor, a suspeito de práticas ilegais que provocaram perdas de vários milhões de euros, e foi detido em público. Mas promete que, no momento em que tal for possível, fará uma análise serena e objetiva sobre o que espoletou a crise e liquidação do BES.

Esta conversa com um jornalista do Diário Económico, no Hotel Palácio do Estoril, não foi esse momento. Ainda assim, Ricardo Salgado esclarece, desde já, que não se considera “responsável” pela queda do banco e desmente que lhe tenha sido retirado o passaporte e que tenha dupla nacionalidade, portuguesa e brasileira.

E, afinal, o que perdeu com tudo isto? Ricardo Salgado esclarece apenas que, ao contrário do que também foi avançado pelos media, não tem quaisquer ativos ou dinheiro no estrangeiro, nomeadamente depósitos de milhões na Ásia, e, recorrendo a palavras do Papa Francisco, afirma: “Não chores pelo que perdeste, luta pelo que tens”.

Refira-se que, Salgado era o administrador com o maior número de ações no BES e, consequentemente, o que, com a solução encontrada pelo Banco de Portugal, mais saiu a perder.

Por fim, uma curiosidade observada pelo jornalista do Diário Económico. Hoje o seu telemóvel não toca e a sua companhia são a secretária de toda a vida e mais duas ou três pessoas. Contudo, o ex-banqueiro não está preocupado: “Não chores pelos que te abandonaram e luta pelos que estão contigo”, conclui Salgado, citando novamente o Papa Francisco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório