Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Mail ?suspeito? de Salgado implica gestores da Oi e PT

Numa troca de e-mails a que o Expresso teve acesso, Ricardo Salgado dá a entender que havia várias pessoas com conhecimento dos 900 milhões que a PT emprestou à Rioforte.

Mail ?suspeito? de Salgado implica gestores da Oi e PT
Notícias ao Minuto

11:04 - 09/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia RioForte

O Expresso teve acesso a e-mails trocados entre Sérgio Andrade, presidente da Andrade Gutierrez (acionista da Oi), e Ricardo Salgado, entretanto afastado da liderança do BES. Nesta conversa por correspondência Ricardo Salgado envolve várias pessoas, que supostamente teriam conhecimento dos 900 milhões de euros que a PT viria a perder na Rioforte, uma das holdings do Grupo Espírito Santo (GES).

Recorde-se que o ‘vendaval’ provocado pela crise no GES tem feito várias ‘vitimas’. A fusão entre a PT e a Oi chegou a estar em risco – e levou mesmo a novas negociações – depois de se ter sabido que a PT emprestou perto de 900 milhões de euros à Rioforte, uma das empresas entretanto insolventes do GES.

Segundo o Expresso, a troca de e-mails entre Sérgio Andrade e Ricardo Salgado sugere que Zeinal Bava, da PT, seria um dos que tinha conhecimento da situação. O mesmo jornal deixa no entanto no ar que a data da correspondência levanta suspeitas, podendo ter sido ‘plantado’.

Entre os e-mails citados pode ler-se o que Ricardo Salgado escreveu ao presidente da Andrade Gutierrez: “Caro Sérgio, estou surpreendido com a situação porque certamente o Sérgio se lembra de que o GES teria uma contrapartida equivalente ao benefício das holdings privadas brasileiras no aumento de capital”, o que sugere que o aumento de capital tinha permitido ‘limpar’ dívidas dos acionistas brasileiros.

A mesma troca de e-mails sugere ainda que o chamado Steering Comitee teria tido conhecimento do caso numa reunião que decorreu em Lisboa a 14 de abril.

O Steering Comitee, esclarece o semanário, que cita informações da CMVM, é um comité composto por Zeinal Bava, Amilcar Morais Pires (que chegou a ser proposto como substituto de Salgado na liderança do BES), Henrique Granadeiro (entretanto afastado da PT), José Mauro da Cunha, Nuno Vasconcellos, Otávio de Azevedo e Pedro Jereissati, nomes que, a confiar nas palavras escritas por Salgado, estariam informados sobre a situação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório