Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Crise no BES terá dado a ganhar milhões a fundos de alto risco

O Wall Street Journal publicou hoje uma notícia na sua edição online em que dá conta de que vários fundos especializados em investimentos de risco terão ganho milhões de euros com operações feitas poucos meses antes da crise do Banco Espírito Santo (BES).

Crise no BES terá dado a ganhar milhões a fundos de alto risco
Notícias ao Minuto

13:33 - 06/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Wall Street Journal

O Marshall Wace LLP, o TT International e o Altair Investment Management Ltd. são, de acordo com o Wall Street Journal, três dos vários fundos especializados em investimentos de risco que terão ganho milhões de euros com o Banco Espírito Santo (BES).

O jornal norte-americano dá conta, na sua edição online, de que os designados hedge funds – que pedem emprestados títulos de uma empresa e, após apostar na sua queda, os vendem a um preço mais baixo, obtendo lucro – terão reforçado a sua posição no BES meses antes do colapso.

O Marshall Wace LLP fê-lo em meados de julho (de 0,51% para 0,85% do capital social do banco), após uma aposta inicial em 15 de maio, quando as ações estavam a negociar a 99 cêntimos. Duas semanas mais tarde, a sua posição terá sido novamente reduzida para os 0,51%, com ganhos de cerca de 27 milhões de euros.

À mesma técnica terá recorrido o TT International, assumindo uma posição curta em julho de 2013, que aumentou em junho de 2014, obtendo lucros de 15 milhões de euros. E ainda o Altair Investment Management Ltd, com ganhos de 11 milhões de euros.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está, por isso, a investigar a possibilidade de os investidores terem tido acesso a informação privilegiada, de acordo com o Público.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório