Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Amanhã o BES entra em liquidação e deixa de ser banco"

O professor Marcelo Rebelo de Sousa explicou este domingo à noite, no seu habitual comentário na TVI, que ?a partir de amanhã o BES deixa de ter licença bancária?, pois haverá uma divisão: o banco ?bom? ficará com os depósitos e as contas, o banco ?mau? ?entra em liquidação?.

"Amanhã o BES entra em liquidação e deixa de ser banco"
Notícias ao Minuto

21:25 - 03/08/14 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Comentário

O comentador Marcelo Rebelo de Sousa explicou, este domingo no Jornal da Noite, da TVI, do que se trata a solução que será aplicada ao Banco Espírito Santo e que nunca foi aplicada, pois trata-se de um “novo esquema” que nunca foi testado.

“O BES que existe deixa de ser banco a partir de amanhã, deixa de ter licença bancária”. Foi assim que o professor catedrático começou o seu comentário.

Durante a conversa com o jornalista José Alberto Carvalho, o social-democrata explicou como se vai processar este “novo esquema”.

“No BES que existe ficam as dívidas em relação ao Grupo Espírito Santo, as exposições do BES Angola e do BES América e os passivos relacionados com a família Espírito Santo. No fundo, o antigo BES entra em liquidação”, referiu.

Sobre o novo banco que vai surgir depois da declaração de Carlos Costa, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que este terá apenas um acionista.

“O novo banco tem um só acionista que é o Fundo de Resolução e que é constituído pelos bancos portugueses. Tem 400 milhões de euros, mas não chega [para a recapitalização], então pede um empréstimo ao Fundo de Recapitalização da banca”, acrescentou.

E continuou: “Para o novo banco passam os depósitos, os funcionários e as contas de todos, exceto dos antigos gestores e responsáveis. As obrigações que foram compradas passam [para o novo banco], exceto as que estiverem subordinadas aquela dívida”.

“Depositantes e obrigacionistas são serão lesados”, garantiu.

Sobre a forma como será organizada a administração do BES ‘bom’, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que no caso do novo BES os “administradores são nomeados pelo Fundo de Resolução que é constituído por três gestores: um escolhido pelo Banco de Portugal, outro pela Ministra das Finanças e outro pelos dois”.

O professor catedrático concluiu então dizendo que “a banca tem interesse” em que este novo esquema corra bem, afinal tem lá dinheiro próprio investido.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório