Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Poiares Maduro realça competitividade "assente nos recursos" de cada território

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, realçou hoje que a promoção da competitividade "assente nos recursos" de cada território é uma das apostas da programação dos fundos comunitários de 2014 a 2020.

Poiares Maduro realça competitividade "assente nos recursos" de cada território
Notícias ao Minuto

06:27 - 01/08/14 por Lusa

Economia Governo

O governante intervinha quinta-feira á noite na Lousã, na inauguração do "Welcome Center" da rede Aldeias do Xisto (ADXTUR), que abrange 27 povoações de municípios dos distritos de Coimbra, Castelo Branco e Leiria, na Região Centro.

Na sua opinião, a atividade da ADXTUR, presidida por Paulo Fernandes, "é profundamente exemplar" face aos critérios de aplicação dos fundos europeus nos próximos seis anos, tendo em conta a realização de "ações integradas de vários agentes", públicos e privados, além da valorização dos recursos endógenos.

"É assim, ganhando escala, que se consegue a valorização do território", disse.

Nas últimas décadas, Portugal "não conseguiu convergir na competitividade com a Europa", o que levou o atual Governo a dar prioridade, na aplicação das verbas da União Europeia, a projetos públicos de "alto valor acrescentado" que tornem o país mais competitivo.

Instalado no Museu Municipal Álvaro Viana de Lemos, no centro histórico da Lousã, "o único Welcome Center da marca Centro de Portugal localizado fora das cidades de distrito" resultou de uma parceria da ADXTUR com a Turismo Centro de Portugal e a Câmara Municipal da Lousã.

"Trata-se de um projeto inovador que visa, acima de tudo, receber, acolher e encaminhar todos os que pretendam visitar o território das 27 aldeias beirãs", segundo o sítio da rede Aldeias do Xisto.

Na cerimónia, além do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, usaram da palavra os presidentes da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, da ADXTUR, Paulo Fernandes, e da Câmara local, Luís Antunes.

No âmbito dos Roteiros pelos Territórios de Baixa Densidade, Miguel Poiares Maduro iniciou hoje, na Lousã, uma visita de três dias a concelhos da Região Centro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório