Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"Mais uma vez as vítimas são os pensionistas"

Manuela Ferreira Leite comentou esta quinta-feira, na TVI24, a decisão do Tribunal Constitucional, que aprovou a taxa de Contribuição Extraordinária de Solidariedade, sugerindo que no que às responsabilidades do Governo diz respeito, agora “não existem motivos para que o défice orçamental não seja alcançado”.

"Mais uma vez as vítimas são os pensionistas"
Notícias ao Minuto

22:58 - 31/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Manuela Ferreira Leite

À antena da TVI24, Manuela Ferreira Leite deu a entender que, após as críticas públicas do Governo ao Tribunal Constitucional (TC), agora que a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) recebeu o ‘sim’ do Palácio Ratton, já “não existem motivos” para o Governo falhar o défice orçamental. A antiga governante acrescentou ainda que, na sequência das decisões do TC, “mais uma vez as vítimas são os pensionistas”.

Manuela Ferreira Leite afirmou também que o facto de o “caráter da transitoriedade” ter sido decisivo para a aprovação dos cortes deixa também antever que a Contribuição de Sustentabilidade, que “é praticamente a mesma contribuição e deverá ser definitiva”, não terá “grandes argumentos para avançar”.

Ainda sobre os cortes nas pensões, a ex-ministra das Finanças considera que estes mostram que “não há respeito por aquilo que deve ser um plano mínimo” na vida dos pensionistas, e critica também a ausência de estudos da parte do Governo para justificar os cortes previstos para o próximo ano, altura em que a CES deverá ser substituída pela contribuição de sustentabilidade.

“Gostava de ver um papel qualquer onde se fizesse o cálculo e se percebesse por que é que é este valor e não outro qualquer”, disse, questionando ainda “onde é que estão os estudos para esta contribuição [de sustentabilidade]?”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório