Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

BES poderá ter que fazer aumento de capital até 4 mil milhões

O Banco Espírito Santo (BES) poderá ser obrigado a fazer um aumento de capital até quatro mil milhões de euros, noticia hoje a Bloomberg, com base em cálculos de analistas.

BES poderá ter que fazer aumento de capital até 4 mil milhões
Notícias ao Minuto

13:56 - 31/07/14 por Lusa

Economia Bloomberg

"O BES poderá precisar de fazer um aumento de capital até quatro mil milhões de euros, depois de ter apresentado [na quarta-feira] um prejuízo recorde de 3,6 mil milhões de euros, segundo cálculos dos analistas", noticia hoje a agência Bloomberg.

O BES divulgou na quarta-feira um resultado líquido negativo de 3.577,3 milhões de euros entre janeiro e junho, um valor que compara com o prejuízo de 237,4 milhões de euros apurado no primeiro semestre de 2013.

Logo depois, o novo presidente executivo do banco, Vítor Bento, veio anunciar que o banco vai avançar imediatamente com um aumento de capital, tendo o Banco de Portugal enviado um comunicado à comunicação social a determinar a realização do mesmo.

O Banco de Portugal disse que factos recentemente descobertos no BES apontam para a "prática de atos de gestão gravemente prejudiciais" e admite consequências contraordenacionais e até criminais para a ex-equipa de gestão liderada por Ricardo Salgado.

O Banco de Portugal suspendeu "com efeitos imediatos" os administradores do BES responsáveis pela auditoria, 'compliance' e gestão do risco devido aos "indícios da prática de atos prejudiciais aos interesses do BES".

As ações do BES, cuja negociação esteve suspensa nas primeiras horas da sessão, desciam 36,8%, para 0,22 euros, cerca das 13:25, mas a atenuarem da desvalorização de mais de 50% já hoje registada.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório