Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Transitoriedade ditou 'luz verde' de alargamento da CES

Os juízes do Palácio Ratton declararam constitucional o alargamento da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) porque a medida é transitória e excecional, dá conta o acórdão do Tribunal Constitucional.

Transitoriedade ditou 'luz verde' de alargamento da CES
Notícias ao Minuto

22:32 - 30/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Constitucional

Trata-se de uma medida excecional e transitória. Foi este o motivo que levou o Tribunal Constitucional (TC) a dar ‘luz verde’ ao alargamento da base de incidência da contribuição extraordinária de solidariedade (CES)

“A CES continua a manter as características de excecionalidade e transitoriedade que em 2011 marcaram a sua entrada no universo tributário” e “cessa definitivamente no fim do corrente ano económico”, lê-se no acórdão do TC.

Além disso, acrescentam os juízes do Palácio Ratton, “não constitui um sacrifício particularmente excessivo e desrazoável, que importe violação do princípio da proporcionalidade constitucionalmente censurável”.

“Não é excessivo ou desproporcional que alguns dos beneficiários, que nunca foram sujeitos à CES, possam também contribuir para aquele financiamento, sobretudo numa situação de urgência financeira”, entendem.

Até porque, acrescentam, o alargamento isenta “mais de 87% dos pensionistas do regime geral da segurança social e do regime de proteção social convergente”.

Consulte aqui o acórdão na íntegra.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório