Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Arquivada investigação a dois administradores no caso BES Vida

O Ministério Público (MP) arquivou o processo contra dois ex-administradores com assento na Comissão Executiva do Banco Espírito Santo (BES), por inexistência de irregularidades na participação na venda de ações da EDP do BES Vida ao BES, em 2008.

Arquivada investigação a dois administradores no caso BES Vida
Notícias ao Minuto

21:18 - 29/07/14 por Lusa

Economia Ministério Público

A Procuradoria-Geral da República (PGR), que não revelou a identidade dos dois administradores, disse hoje à agência Lusa que a investigação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, iniciada em novembro de 2012, não encontrou "indícios suficientes da sua participação nos factos".

Segundo o Diário Económico, José Maria Ricciardi e Amílcar Morais Pires, constituídos arguidos em 2013, são os dois administradores do BES visados.

Na mesma investigação, o MP proferiu acusação contra três elementos do Departamento Financeiro, Mercados e Estudos do Banco Espírito Santo (BES), pela prática de um crime de abuso de informação em coautoria.

O ilícito prende-se "com a realização de operações para a carteira própria do BES, em ações EDP, e em que figuraram como contrapartes a BES -- Vida e o Credit Suisse, nos dias 23, 24, 29, 30 e 31 de janeiro de 2008".

As operações "assentaram em conhecimento de informação privilegiada relativa à EDP, a qual apenas viria a ser tornada pública após o fecho do mercado bolsista de 28 de janeiro de 2008".

"Nos termos da acusação foram obtidas mais-valias para a carteira própria do BES no valor de 5.951.400 euros, com a prática do ilícito, razão pela qual o MP requer que esse montante seja declarado perdido a favor do Estado", refere a PGR.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório