Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

CDS lança petição para preços iguais em voos entre ilhas e continente

O presidente do CDS-Madeira, José Manuel Rodrigues, apresentou hoje a petição popular a favor de preços iguais nas passagens aéreas entre Açores/Madeira e o continente.

CDS lança petição para preços iguais em voos entre ilhas e continente
Notícias ao Minuto

13:40 - 26/07/14 por Lusa

Economia Passagens aéreas

Esta petição pública visa pressionar o Governo Regional e o Governo da República a institucionalizar uma tarifa idêntica.

"O CDS volta a defender uma liberalização contratualizada, isto é, a exemplo da Região Autónoma dos Açores que haja um teto máximo para o preço dessas passagens", explicou o líder centrista madeirense.

E recorda que "no caso dos Açores, foi possível ao Governo Regional e ao Governo da República negociar um preço máximo de 134 euros para as viagens entre os Açores e o continente, então, deve ser possível também para a Madeira ter esses preços acessíveis nas viagens entre o Funchal e outras cidades portuguesas".

Nos Açores, foi ainda possível estabelecer uma tarifa de 99 euros para os estudantes.

A 23 de julho, o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, solicitou ao Governo da República, "um tratamento igual para os cidadãos da Madeira, em relação aos cidadãos dos Açores, em matéria de transportes aéreos".

Um nota divulgada então pelo Gabinete da Presidência do Governo Regional, dá conta que "o Governo Regional da Madeira manifestou a sua estupefação pela não aceitação, ao longo dos últimos anos, das propostas da Região que visam aperfeiçoar o serviço aéreo aos madeirenses e porto-santenses, como também pela incapacidade da tutela em intervir na presente situação na TAP".

O presidente do Governo pede que "os portugueses da Madeira sejam esclarecidos por quem de direito, sobre o tratamento discriminatório, favorável aos Açores que, ao longo do tempo, vem beneficiando o referido arquipélago".

O presidente do Governo dos Açores anunciou sexta-feira um acordo com o executivo nacional que prevê a liberalização das ligações aéreas entre o continente e duas ilhas do arquipélago e a diminuição para metade das tarifas para residentes.

Segundo revelou Vasco Cordeiro, numa conferência de imprensa, as novas Obrigações de Serviço Público (OSP) nas ligações aéreas entre os Açores e o resto do país (continente e Madeira), negociadas com o Ministério da Economia, preveem a liberalização das rotas entre Lisboa e o Porto e as ilhas de S. Miguel e a Terceira.

O novo modelo de OSP, que o executivo açoriano espera que esteja em vigor no verão de 2015, prevê também mudanças nas tarifas para residentes nos Açores e estudantes das ilhas.

Assim, os residentes passam a pagar, no máximo, 134 euros para ir ao Porto ou a Lisboa, sendo este o valor final, ou seja, de ida e volta e já com todas as taxas incluídas. Para ir à Madeira, o preço será 119 euros.

Os estudantes dos Açores no continente passam a pagar, no máximo, 99 euros nos voos entre o arquipélago e Porto e Lisboa e 89 no caso de voarem para a Madeira.

Na Madeira, os preços das tarifas aéreas dependem da época e do espaço temporal em que é feita a compra, custando muito mais sendo adquirida no dia ou na véspera da viagem.

O residente beneficia, no entanto, de um subsídio de mobilidade de 60 euros para uma viagem de ida e volta para o continente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório