Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Banco central de Cabo Verde garante solidez do BES-CV

O banco central cabo-verdiano garantiu hoje em comunicado que o Banco Espírito Santo - Cabo Verde (BES-CV) é uma instituição "muito bem capitalizada" e com níveis de rácios de capital "muito acima do que é exigido" legalmente.

Banco central de Cabo Verde garante solidez do BES-CV
Notícias ao Minuto

11:27 - 26/07/14 por Lusa

Economia Reação

"Todos os indicadores utilizados para avaliar o Banco apresentam níveis que dão conforto à entidade de Supervisão, o Banco de Cabo Verde (BCV). O BES-CV é uma instituição financeira com reduzida atividade creditícia, com elevado nível de liquidez e sem risco cambial", lê-se na nota, de cinco parágrafos.

No documento, o BCV adianta que, segundo as autoridades de supervisão portuguesas, nomeadamente o Banco de Portugal (BdP), regulador e supervisor do sistema bancário português, os problemas do Grupo Espírito Santo centram-se no ramo não financeiro do Grupo.

"As entidades do setor financeiro, designadamente o Banco Espírito Santo, têm uma estrutura financeira com solidez suficiente para acomodar possíveis impactos negativos resultantes de sua exposição ao ramo não financeiro", escreve o BCV, também citando as autoridades portuguesas.

"Segundo informações e comunicados do BdP, este tem estado a seguir de perto a situação do BES, tomando as medidas que se impõem para que os problemas que afetem o Grupo e que possam impactar negativamente o Banco sejam identificados e controlados, seja pela criação de almofadas de capital que permitam absorver as perdas resultantes da exposição do Banco ao grupo, seja pela nomeação de equipa de gestão independente", lê-se na nota do banco central cabo-verdiano.

O BCV realça, por fim, que, "pelas últimas informações disponíveis", a entidade supervisora portuguesa "não prevê a tomada de nenhuma posição que possa impactar negativamente" o BES Cabo Verde.

Em Cabo Verde desde 2006, através de uma sucursal financeira no exterior, o BES inaugurou em julho de 2010 um banco universal de direito cabo-verdiano, o BES-CV, com um capital inicial de 13 milhões de euros, associando-se ao processo de internacionalização da praça financeira de Cabo Verde na região oeste-africana.

O BES-CV é um banco de direito local, com sede na Cidade da Praia, virado também para o apoio ao desenvolvimento económico, à internacionalização das empresas portuguesas e à promoção de parcerias com empresas cabo-verdianas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório