Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Oi multada em 1,17 milhões de euros

A empresa brasileira Oi foi multada hoje em 3,5 milhões de reais (1,17 milhões de euros) por violação ao direito à informação e propaganda enganosa, conforme decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).

Oi multada em 1,17 milhões de euros
Notícias ao Minuto

20:40 - 23/07/14 por Lusa

Economia DPDC

De acordo com aquele departamento, ligado ao Ministério da Justiça brasileiro, a empresa foi punida por comercializar "perfis" de navegação de alguns de seus clientes, nomeadamente os assinantes do serviço de banda larga conhecido como "Velox".

Segundo a DPDC, a Oi mapeou os dados de navegação de seus assinantes para posteriormente comercializá-los a anunciantes e agências de publicidade interessadas em oferecer conteúdo personalizado.

"Houve violação aos princípios da boa-fé e transferência, além de publicidade enganosa", diz o comunicado do DPDC, a ressaltar que a empresa "omitiu" aos seus assinantes a informação das implicâncias sobre a privacidade e segurança dos dados de sua navegação.

A Oi, por sua vez, informou que recorrerá da decisão, e destacar que não realiza operações com a Phorm - ferramenta questionada no processo - desde março de 2013.

A possibilidade de questionar, no Brasil, esse tipo de ação surgiu há cerca de três meses, com a aprovação do Marco Civil da Internet, em vigor desde abril deste ano.

A empresa destaca ainda que a única vez que utilizou a ferramenta em questão, a ação realizada fora "restrita a um grupo de clientes convidados a testar o produto".

"A Oi reafirma sua convicção de que não houve qualquer infração ao direito do consumidor e, apesar de não ter tido ainda acesso à fundamentação da decisão, considera que tem fortes elementos para recorrer", conclui a empresa em nota à imprensa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório