Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

"Ter a dívida a 132,9% é preocupante"

O antigo ministro das Finanças na era Sócrates considerou, no seu comentário semanal que irá hoje para o ar na Económico TV (ETV), que o nível atual da dívida pública portuguesa é “preocupante” pelo que considerou ser necessário apostar numa “política orçamental clara” alicerçada “numa política de crescimento” que permita ao país pagar os montantes devidos.

"Ter a dívida a 132,9% é preocupante"
Notícias ao Minuto

18:07 - 23/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Teixeira dos Santos

Num comentário que irá hoje para o ar no canal Etv, Fernando Teixeira dos Santos, antigo governante com a pasta das Finanças nas legislaturas de José Sócrates, considerou que o atual nível de dívida, ontem conhecido, que se fixou nos 132,9% do Produto Interno Bruto (PIB) é uma situação preocupante.

Atendendo a esta situação, considerou o antigo ministro socialista que o país precisa de “uma política orçamental clara”, “não correr riscos desnecessários”, mas também “ter uma política de crescimento que garanta que o país vai estar em condições” de pagá-la, fazendo ainda questão de salientar que, neste aspeto particular, apenas países como a Grécia e a Itália, no seio da zona euro, exibem percentagens mais elevadas.

“Não deixa de ser preocupante este aumento progressivo da dívida. 132,9% é um nível preocupante de dívida e daí os cuidados que devemos continuar a ter com a situação e não correr riscos desnecessários. E mais, devemos ter uma política orçamental muito clara, mas também temos de ter uma política de crescimento que garanta que o país vai estar em condições de pagar esta dívida, que é a terceira mais elevada da zona euro. A seguir à Grécia e à Itália, está Portugal”, afirmou o antigo governante.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório