Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Défice e receita fiscal a crescer no primeiro semestre

O défice das contas públicas, segundo a síntese orçamental divulgada hoje pelo Governo, aumentou 149 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, estando agora o saldo orçamental nos 4.192 milhões negativos. Também a receita fiscal aumentou, neste caso, 4,3% em relação ao primeiro semestre de 2013. O valor cobrado aos contribuintes nos primeiros seis meses deste ano ascendeu a 17 mil milhões de euros, um aumento de 711 milhões face ao mesmo período de 2013.

Défice e receita fiscal a crescer no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

16:56 - 23/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Execução Orçamental

O Governo divulgou esta tarde a síntese de Execução Orçamental relativa ao primeiro semestre de 2014, onde se pode verificar um agravamento do défice das contas públicas de 149 milhões de euros, face a junho de 2013, estando este valor agora fixado nos 4192 milhões.

No mesmo documento é ainda revelado que a receita fiscal registou um crescimento de 4,3%, um resultado que, face ao período homólogo, permitiu um aumento das receitas de 711 milhões de euros.No total, entraram nos cofres do Estado português por via de impostos, até junho, 17,129 milhões de euros.

Noutro âmbito, também a despesa da Administração Pública registou um aumento de 4,2%, sendo este crescimento da despesa explicado pelo Governo, maioritariamente, com “o padrão infra-anual de pagamento do subsídio de férias aos trabalhadores em funções públicas”.

O Ministério das Finanças, no documento enviado às redações, em reação aos números hoje conhecidos da Direção Geral do Orçamento (DGO), atribuiu o aumento do défice, entre outro fatores, ao chumbo de três normas do Orçamento do Estado por parte do Tribunal Constitucional, uma decisão que apenas conhecida no passado dia 30 maio.

“Para este resultado [agravamento do saldo orçamental] contribui o efeito sobre a despesa resultante do pagamento do subsídio de férias (em 2013 este pagamento ocorreu em novembro) e ainda o efeito do aumento das remunerações em resultado da decisão do Tribunal Constitucional bem como o aumento do pagamento de juros”

[notícia atualizada às 18h05]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório