Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Primeiros cinco meses no turismo melhores do que recorde de 2013

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, afirmou hoje que os primeiros cinco meses do ano revelaram números mais fortes do que os registados em igual período de 2013, ano recorde do setor.

Primeiros cinco meses no turismo melhores do que recorde de 2013
Notícias ao Minuto

13:45 - 23/07/14 por Lusa

Economia Governo

No entanto, questionado sobre se está confiante de que 2014 vai também ser um ano de valores inéditos, o secretário de Estado ressalvou ser necessário esperar pelos números do verão para ter uma noção completa daquilo com que se pode contar.

"Os primeiros cinco meses de 2014 começaram muito melhor do que os já de si recordistas de 2013", disse à Lusa Mesquita Nunes, dias depois de o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter divulgado dados da atividade turística até maio que apontavam para um crescimento acumulado face ao homólogo de 2013 de 12,3% no número de hóspedes e de 12,9% nos proveitos totais.

Assim, o secretário de Estado do Turismo recordou que, já em 2013, a Organização Mundial do Turismo tinha destacado Portugal como tendo crescido acima da média mundial, algo confirmado em 2014 pelos números revelados até ao momento.

"Estamos com um crescimento de dois dígitos nos principais indicadores face ao ano recorde que foi 2013", frisou o secretário de Estado.

Segundo Adolfo Mesquita Nunes, tem-se registado um crescimento "em todas as regiões do país, muito motivado pelo renascimento do turismo interno e do turismo espanhol".

De acordo com o INE, no acumulado entre janeiro e maio, os turistas nacionais aumentaram em 12,4% face a igual período de 2013, enquanto o número de turistas estrangeiros registou um aumento de 11,1%, com o mercado emissor espanhol a verificar uma subida de 22,1%.

Entretanto, na terça-feira, o ministério espanhol da Indústria, Energia e Turismo anunciou que aquele país recebeu 28 milhões de turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano, número máximo de sempre e que representa um acréscimo de 7,3% face ao mesmo período de 2013.

Só em junho Espanha foi visitada por 6,6 milhões de turistas internacionais, mais 4,5% que no mesmo mês de 2013, anunciou o ministério da Indústria, Energia e Turismo espanhol, com base na sondagem Movimentos Turísticos em Fronteiras (Frontur).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório