Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Conselheiro financeiro do BES na mira da Reserva Federal

De acordo com uma notícia avançada pelo Wall Street Journal, a delegação nova-iorquina da Reserva Federal norte-americana, o equivalente ao Banco Central, descobriu irregularidades nas gigantescas operações do Deutsche Bank naquele país. Em causa estão uma série de problemas relacionados com a baixa qualidade dos relatórios financeiros, auditoria inadequada e, por exemplo, supervisão insuficiente.

Conselheiro financeiro do BES na mira da Reserva Federal
Notícias ao Minuto

12:13 - 23/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Deutsche Bank

Depois de ontem ter sido anunciado que o BES tinha escolhido o Deutsche Bank como conselheiro financeiro, eis que hoje surge uma notícia avançada pelo Wall Street Journal dá conta de irregularidades várias nas operações do banco alemão em território norte-americano.

Em causa, segundo explica a publicação especializada, estão problemas identificados pelo FED – banco central norte-americano - relacionados com relatórios financeiros de má qualidade, auditoria inadequada, supervisão insuficiente e fraco sistema tecnológico.

Esta informação já seria do conhecimento dos executivos do banco germânico desde dezembro que teriam recebido uma carta de um alto funcionário do FED onde se alegava que os relatório produzidos por esta entidade eram "de baixa qualidade, imprecisos e não confiáveis. A escala e a amplitude dos erros sugerem fortemente que toda a estrutura de relatórios regulamentares da empresa nos EUA requer ampla ação corretiva", referia o documento que o WSJ teve acesso.

Esta polémica, espoletada pelos responsáveis da Reserva Federal com um dos maiores bancos mundiais, surge num momento em que se aperta o cerco por parte dos responsáveis do sistema bancário norte-americano às operações desenvolvidas por bancos estrangeiros no seu território.

A crítica do Fed de Nova York constitui uma forte repreensão a um dos maiores bancos do mundo e ocorre num momento em que a fiscalização federal diz estar cada vez mais focada na saúde dos bancos estrangeiros com operações significativas nos EUA.

Relembre-se porém que, ontem, o BES, que está a braços com uma crise interna de grandes proporções confirmou através de comunicado que iria recorrer aos serviços do Deutsche Bank, para o auxiliar com questões financeiras.

"O BES informa que a sua Comissão Executiva contratou o Deutsche Bank como conselheiro financeiro para avaliar a potencial optimização da estrutura do seu balanço", refere um comunicado enviado pelos responsáveis do Banco Espírito Santo à CMVM.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório