Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Maioria das Câmaras com impostos mais altos são do PS

No que toca a impostos diretos a nível camarário as Câmaras geridas por autarcas socialistas estão entre as que cobram mais Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e derrama do IRC, noticia esta quarta-feira o Observador.

Maioria das Câmaras com impostos mais altos são do PS
Notícias ao Minuto

11:06 - 23/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Município

De acordo com um artigo publicado esta quarta-feira pelo Observador, as Câmaras geridas por autarcas socialistas estão entre as que cobram mais impostos aos seus habitantes. Aqui tem-se em conta IMI e derrama do IRC.

Relativamente ao Imposto Municipal sobre Imóveis, das 29 Câmaras com a taxa mais elevada deste imposto (0,5% do valor patrimonial apurado), 16 são governadas por figuras ligadas ao Partido Socialista. Já no que concerne ao derrama, de salientar que das 139 com derrama do IRC, mais de metade (70) são também geridas por autarcas 'rosa'.

Porém, refere o mesmo artigo que atendendo que este tipo de imposto é estabelecido pelas autarquias no orçamento aprovado no final do ano, e uma vez que o ano passado existiram eleições autárquicas, existindo muitos municípios a mudar de cor, 31 mudaram de cor em outubro. Neste âmbito, todavia apenas cinco no caso do IMI e 26 no caso do IRC.

Assim, no que toca ao derrama, cobrado a 1,5% - muitas regiões optam por não cobrar este imposto tentando maior fixação de empresas - estão 139 autarquias, sendo que 70 são do PS, 40 PSD ou coligação e 24 das restantes 34 Câmaras estão ligadas a um autarca vinculado PCP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório