Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mais 46 euros de IRS para 70% dos contribuintes

A substituição do quociente conjugal por um familiar e a criação de deduções de valor fixo podem fazer aumentar o IRS para os contribuintes que não têm filhos, adianta o Diário de Notícias, fazendo referência ao anteprojeto da reforma do IRS.

Mais 46 euros de IRS para 70% dos contribuintes
Notícias ao Minuto

09:35 - 23/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Reformas

Se a proposta da comissão para a reforma do IRS avançar, substituindo um quociente conjugal por um familiar, 70% dos contribuintes poderá ter de pagar mais IRS. Trata-se de uma maioria sem filhos para quem o imposto pode subir em média 46 euros.

Os dados foram revelados pela Autoridade Tributária e Aduaneira, que especifica a existência de 3,7 milhões de agregados que não declaram qualquer dependente no seu IRS. Falamos tanto de contribuintes que não têm filho como aqueles que já não podem incluir os filhos como dependentes.

A proposta da comissão liderada por Rui Duarte Morais aponta para se passar a ter em conta o número de dependentes do agregado, atribuindo a cada um o valor de 0,3.

Na prática, se esta solução for acolhida, haverá benefícios para quem tem filhos, com a particularidade de mais filhos implicarem menos IRS. Mas menos filhos será também sinónimo de mais IRS, com a subida a rondar um valor médio de 46 euros, acrescenta o Diário de Notícias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório