Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Mulheres dominam lugares de topo nas Finanças

São quatro as mulheres que ocupam os lugares de topo na gestão das finanças públicas em Portugal. Maria Luís Albuquerque, Elsa Roncon Santos, Isabel Castelo Branco e Cristina Casalinho, são estas as mulheres responsáveis pela condução das finanças, destaca esta quarta-feira o jornal i.

Mulheres dominam lugares de topo nas Finanças
Notícias ao Minuto

07:22 - 23/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Cargo

Maria Luís Albuquerque, que tutela a pasta das Finanças, Isabel Castelo Branco, secretária de Estado do Tesouro, Elsa Roncon Santos, diretora-geral do Tesouro, e Cristina Casalinho, próxima presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) que tutela a gestão e venda da dívida pública portuguesa.

Estes são os quatro nomes das ‘grandes’ mulheres que ocupam cargos de topo na gestão das finanças nacionais, destaca hoje o jornal i.

Portugal mostra assim que a igualdade de género começa a ganhar peso num Governo em que as mulheres ainda representam uma percentagem mínima.

Perfil:

Maria Luís Alburquerque entrou no Governo em 2011 como secretária de Estado do Tesouro e dois anos depois, em julho de 2013, foi a protagonista da maior crise da coligação do poder. Indicada por Passos Coelho para substituir Vítor Gaspar na pasta das Finanças.

Isabel Castelo Branco esteve no BPI desde 2002, tendo sido responsável na área de Gestão de Ativos do Grupo BPI, e, simultaneamente administradora da BPI Fundos, da BPI Vida e da BPI Pensões, analista na área de estudos económicos e financeiros do BPI e na área de empresas do sul do BPI. É a nova secretária de Estado do Tesouro.

Elsa Rancon Santos pediu em 2013, a demissão, na sequência da polémica dos swaps e de mudanças no Governo que levaram à nomeação de Joaquim Pais Jorge para secretário de Estado, a diretora-geral do Tesouro Elson Roncon dos Santos voltou a concorrer ao cargo. Já foi administradora da gestora da rede ferroviária nacional, Refer, com o pelouro das finanças.

Cristina Casalinho foi nomeada para presidente do IGCP, substituindo João Moreira Rato, que saiu para o Banco Espírito Santo. A nomeação está ainda sujeita à aprovação da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), embora tenha estado também no BPI, como analista financeira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório