Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Proposta de IRS sugere vida mais simples para pequenos senhorios

O IRS será mais simples para pequenos senhorios, adianta o Jornal de Negócios. Isto caso a proposta da comissão para a revisão do IRS avance.

Proposta de IRS sugere vida mais simples para pequenos senhorios
Notícias ao Minuto

12:05 - 22/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Reformas

A proposta da comissão para a reforma do IRS aponta para a eliminação das ‘armadilhas’ que impediram os pequenos senhorios de englobar as rendas, o que teria permitido pagar menos imposto do que a taxa especial de 28%, noticia o Jornal de Negócios.

São duas as propostas de maior impacto: para quem quiser pagar IRS de acordo com o método do englobamento, que vigorou até 2012, já não está obrigado a englobar todos os rendimentos sujeitos a taxas liberatórias especiais, tendo apenas de englobar os que integram a mesma categoria.

É o que se verifica, por exemplo, num contribuinte que tem três depósitos e duas rendas. A proposta da comissão aponta para a possibilidade de se optar pelo englobamento, sendo possível fazê-lo apenas relativamente às duas rendas ou aos depósitos, mantendo-se o restante sujeito à taxa de 28%.

A outra proposta de relevo aponta para a facilitação das regras para a emissão da declaração bancária onde se informa sobre os juros de depósito a prazo e à ordem. Os contribuintes continuam a ter de pedir esta declaração nos bancos onde são depositantes mas o processo será mais simples e com menos requisitos.

A comissão propõe ainda que os senhorios passem a poder deduzir no IRS todas as despesas associadas ao imóvel arrendado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório