Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Parlamento recomenda ao Governo que impeça despedimentos na Kemet

A Assembleia da República recomendou ao Governo que impeça a deslocalização de empresas que receberam apoios públicos e que garanta os postos de trabalho na fábrica de Évora da multinacional norte-americana Kemet Electronics.

Parlamento recomenda ao Governo que impeça despedimentos na Kemet
Notícias ao Minuto

13:10 - 16/07/14 por Lusa

Economia Évora

Numa resolução publicada hoje em Diário da República, o Parlamento recomenda ao Governo que "intervenha no sentido da permanência da fábrica da Kemet Electronics em Évora".

A resolução pede também para que o Governo "divulgue publicamente os contratos de investimento celebrados com o Estado, os benefícios e montantes dos apoios concedidos à Kemet ao longo dos anos e as contrapartidas e compromissos assumidos pela empresa no âmbito desses contratos".

A recomendação resultou de dois projetos de resolução apresentados pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda.

A fábrica de Évora da multinacional Kemet Electronics concretizou, no final do mês de junho, um processo de despedimento coletivo, envolvendo 127 dos cerca de 310 trabalhadores da unidade fabril.

Segundo o delegado sindical e dirigente do Sindicato das Indústrias Elétricas do Sul e Ilhas (SIESI), Hugo Fernandes, a empresa pretende encerrar uma das linhas de produção para a deslocalizar para o México.

No final de junho, o sindicalista disse à Lusa que cerca de 70 dos 127 trabalhadores da fábrica de Évora da Kemet Electronics alvo de despedimento coletivo iam recorrer a tribunal para tentar impugnar o processo.

A fábrica de Évora da Kemet Electronics, agora com cerca de 180 trabalhadores, produz condensadores de tântalo para telemóveis e para a indústria automóvel.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório