Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Easyjet abre base operacional no Porto em 2015

A companhia aérea easyjet anunciou hoje a abertura, a partir da primavera de 2015, de uma nova base operacional no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, criando 80 postos de trabalho diretos.

Easyjet abre base operacional no Porto em 2015
Notícias ao Minuto

14:03 - 15/07/14 por Lusa

Economia Aviação

O investimento, que representa 75 milhões de euros, vai alocar dois aviões A320 no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, reforçando a oferta do produto para passageiros de lazer e negócios nas ligações à Europa.

A base da companhia `low cost´ [de baixo custo] no Porto é a segunda em Portugal depois de, em abril de 2012, ter inaugurado a do Aeroporto da Portela, em Lisboa.

Durante a cerimónia de apresentação da nova base operacional, na Casa da Música, no Porto, o ministro da Economia, António Pires de Lima, anunciou que o Turismo de Portugal vai investir 900 mil euros neste projeto, num prazo de três anos, em campanhas de divulgação do país como destino turístico.

O governante lembrou que a nova base operacional cria 80 postos de trabalho diretos e "mais de cem" indiretos.

"O efeito multiplicador dos serviços aéreos é muito grande na economia nacional e já substancial na economia do Porto", referiu.

A opção da companhia aérea britânica por Portugal demonstra, segundo o governante, que a gestora aeroportuária, privatizada há cerca de um ano, está a fazer "um bom trabalho" enquanto empresa privada que assumiu responsabilidades públicas.

"Em boa hora o Governo teve a coragem de encetar esta privatização", considerou.

António Pires de Lima lembrou que este investimento em Portugal é um "grande orgulho e felicidade" numa das áreas "mais dinâmicas" da economia portuguesa, o turismo.

O diretor geral da Easyjet em Portugal, Javier Gandara, admitiu que escolheu o Porto para 25ª base operacional da companhia porque a cidade é um destino "muito atrativo".

"Queremos reforçar a aposta com a região norte de Portugal que se prevê de longo prazo", disse.

Quanto às rotas, o responsável frisou que estão a ser estudadas, devendo ser anunciadas no próximo mês de setembro.

O objetivo da companhia aérea é fidelizar os passageiros e ligar Portugal ao resto da Europa e vice-versa.

Javier Gandara revelou que o processo de recrutamento dos 80 postos de trabalho começará já no início da próxima semana.

Num período de sete anos, a Easyjet estima criar cerca de 1.000 empregos indiretos.

"A abertura de uma nova base operacional é muito importante para o Porto, mas sobretudo para a região norte e para Portugal", realçou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Na sua opinião, este investimento é fruto do "importante" envolvimento do Governo português, poder local e empresas privadas que, de outra forma, não seria possível.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, acredita que a nova base operacional será um "importante contributo" para o crescimento económico do país.

Em 2014, a Easyjet transportou de e para Portugal quatro milhões de passageiros e quase 800 mil para o aeroporto do Porto.

A companhia aérea voa para quatro aeroportos portugueses, nomeadamente Lisboa, Funchal, Porto e Faro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório