Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

AICEP justifica abrandamento das exportações com paragem da refinaria da Galp

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) justificou hoje o abrandamento das exportações nos primeiros meses do ano com a paragem da laboração da refinaria da Galp, em Sines.

AICEP justifica abrandamento das exportações com paragem da refinaria da Galp
Notícias ao Minuto

18:37 - 10/07/14 por Lusa

Economia Reação

"No acumulado dos primeiros meses do ano, as exportações decresceram 0,9%, mas, se excluirmos esse setor petrolífero, a verdade é que as exportações acumuladas cresceram 3,5%. Não me parece que seja um número negativo", afirmou Miguel Frasquilho, em declarações à Lusa.

Falando em Felgueiras à margem de uma visita a empresas do Tâmega e Sousa, Miguel Frasquilho acrescentou que, de abril para maio, as exportações já cresceram 5%".

Questionado sobre as perspetivas do país para os próximos meses, em matéria de exportações, o presidente da AICEP disse à Lusa estar otimista face a uma evolução positiva para o "conjunto do ano", apesar de Portugal "estar sempre sujeito à conjuntura internacional".

Ainda propósito das exportações, Miguel Frasquilho sublinhou o exemplo da região Tâmega e Sousa, por ser aquela que apresenta o melhor indicador do país na taxa de cobertura das importações pelas exportações, que é de 245%.

"É um exemplo a seguir pelo resto do território nacional", afirmou, considerando tratar-se de uma região "extraordinariamente dinâmica".

O Tâmega e Sousa é região do país líder nos setores do calçado, mobiliário, vinho verde e extração de granito.

Para Frasquilho, o "maior ativo" daquele território é "a sua capacidade de inovação, de dinamismo e de se adaptar à realidade e vencer as dificuldades".

"Foi isso que notámos com a crise, que tem sido muito ultrapassada pelos empresários portugueses. Os desta região são um exemplo de referência", assinalou.

O presidente da AICEP sublinhou "a mudança estrutural de mentalidade" ocorrida nos últimos anos, o que "é importante para o futuro do país".

"Quero cumprimentar os empresários e felicitá-los pelo trabalho notável nos últimos anos", observou.

Miguel Frasquilho visitou hoje duas empresas da região, a primeira do setor da extração e transformação de granitos, no Marco de Canaveses, e a segunda, de calçado, em Felgueiras.

No final, reuniu-se, em Felgueiras, com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, organismo que representa as associações empresariais do Tâmega e Sousa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório