Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Jerónimo exige esclarecimentos ao Banco de Portugal

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, exigiu hoje esclarecimentos ao Banco de Portugal (BdP) sobre a situação do Banco Espírito Santo (BES) e considerou "profundamente negativo para a democracia" a fusão entre política e negócios.

Jerónimo exige esclarecimentos ao Banco de Portugal
Notícias ao Minuto

17:40 - 06/07/14 por Lusa

Economia BES

"Desta vez nem tiveram o mínimo cuidado para fazer uma nomeação claramente ideológica de gente confiança do Governo, dos seus partidos", afirmou o líder dos comunistas, que reagia ao caso BES, à margem de um encontro de militantes em Vila Pouca de Aguiar.

O Espírito Santo Financial Group (ESFG) anunciou no sábado que vai propor Vítor Bento para presidente executivo do BES e João Moreira Rato para administrador financeiro, num comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O ESFG aponta ainda o deputado social-democrata e ex-juiz do Tribunal Constitucional, Paulo Mota Pinto, para o cargo de presidente do Conselho de Administração.

Jerónimo de Sousa disse que é "profundamente negativo para a própria democracia esta confusão e esta fusão entre os negócios e a política, particularmente do setor financeiro".

"É preocupante, até porque o nosso povo já pagou com língua de palmo as situações escandalosas, os desmandos da banca, lembrando os casos do BPN e do BPP e esperamos nós que a história não se vá repetir agora com o BES", salientou.

O líder comunista disse que quer um esclarecimento da entidade supervisora e saber o que é que o BdP andou a fazer, porque é "que esteve tão passivo durante todo este tempo" e porque é que "existem estas situações em que há necessidade de apuramento de responsabilidades".

"Com uma condição fundamental que nós colocamos. Não ponham de novo o povo português a pagar aquilo que foram os desmandos da banca, nem pensem em nacionalizar prejuízos", acrescentou.

Questionado sobre as declarações dos últimos dias que referem que a situação do banco é estável, Jerónimo de Sousa afirmou que percebe os apelos à acalmia.

"Nós não estamos aqui a inventar uma destabilização ou a inventar um caso. É sabido que há preocupações de fundo em relação à situação do BES", sustentou.

Na opinião do secretário-geral do PCP, o melhor é, "com serenidade mas com responsabilidade, fazer esse apuramento de responsabilidades, ouvir designadamente o BdP para evitar que se dê precisamente mais uma situação de descalabro".

"É essa a nossa preocupação. Não estamos aqui numa posição de alarmismo, mas numa posição de que o povo português tem o direito de saber previamente o que aconteceu e o que está a acontecer", salientou.

E quanto à reação do PS ao caso, o secretário-geral do PCP disse que espera que "não seja um pouco dor de cotovelo porque até aqui tinha havido uma certa partilha de responsabilidades e de lugares".

O líder dos socialistas, António José Seguro, defendeu no sábado uma separação entre a política e os negócios, referindo que "é mais do mesmo" que os nomes conhecidos para a administração de "um banco" sejam associados à atual maioria.

Jerónimo de Sousa juntou-se hoje, na barragem da Falperra, em Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, ao passeio anual das mulheres comunistas do Porto.

A chuva não demoveu os muitos comunistas e simpatizantes e a música e a dança só pararam quando o secretário-geral do PCP chegou e foi recebido com grande entusiasmo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório